sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ESPAÇO MULTIUSO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL!!!

Oi Gentemmmm!!!
Na busca constante para motivar as crianças para a prática de atividades físicas, os Professores de Educação Física sempre precisaram matar um leão por dia. Com o meu marido nunca foi diferente, sempre adquirindo materiais esportivos para suprir a falta de estrutura das escolas e viabilizar aulas mais agradáveis e lúdicas (eu tenho muito orgulho, ele realmente é um super profissional!)... ao longo dos 26 anos de magistério, o Afonso desenvolveu um projeto para que a quadra poliesportiva, demarcada para a prática de esportes que só são oferecidas aos alunos após o 6º ano do Ensino Fundamental (vôlei, futsal, basquete e handebol) fosse transformada, nas escolas de 1º ao 5º ano, em espaços com figuras e marcações com significados para as crianças.
Depois de amadurecido, o projeto foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), através da professora Aldora Maia Veríssimo, que o aprovou e o adotou, estabelecendo sua implantação nas escolas de Educação Infantil de nossa cidade.
Estas imagens são da quadra da EMEF Dr. Álvaro Coelho. As crianças da escola aprovaram o novo visual e já estão utilizando o espaço que foi totalmente projetado para oferecer significado ao aprendizado dos conceitos envolvidos na Educação Física Infantil. Nesse novo formato a quadra oferece marcações como as Estrelas, que indicam a posição do primeiro aluno de cada coluna; as Setas, que indicam o momento de retorno das atividades propostas; Faixas azuis e vermelhas para separar os alunos por sexo, quando necessário; Pista de Caminhadas e Corridas ao redor da quadra; Figuras geométricas para serem utilizadas pelos professores de Arte; Rosa do Ventos no centro da quadra, proporcionando correta percepção espacial em relação à escola; Retângulo para formação de danças folclóricas e comemorativas e Triângulos que apresentam as cores primárias e secundárias.
Na nossa opinião a Educação Física Infantil deveria ser vista como a mais importante ferramenta de integração e fixação do aluno na Escola, sem que se consista em especialização de prática de movimentos mecânicos ou técnicos, e sim na Educação para o lazer e para a socialização.
Olha a nossa filhota aí embaixo já aproveitando o novo espaço... Quem se interessar em executar este projeto em sua Escola deixe seu email que retornaremos... Beijinhosss!!!
 

3 comentários:

  1. ficou muito bom parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Afonso, um projeto muito legal e você é mesmo um ótimo profissional, as crianças gostam muito de você.
    Abraços!

    ResponderExcluir