NOTRE DAME!!!

"E este é o tempo das catedrais
A pedra se faz...
Estátua de música e poesia
E tudo sobe em direção às estrelas.
Em paredes e vitrais
A escrita é arquitetura.."

R. Cocciante 

Quentin Blakep- ilustrador

* Começamos a semana com o incêndio da Catedral de Notre Dame em Paris, parte da estrutura desabou e o que restou desse monumento histórico está comprometida.
Que tristeza!!!

** Catedral de Notre-Dame de Paris (em francêsCathédrale Notre-Dame de Paris; em português"Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.
A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do acidente ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras de restauração que estavam em curso.
(Fonte: Wikipedia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁS PARA A GRIPE!!!

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!