sábado, 15 de abril de 2017

POR QUE COMEMOS OVOS DE CHOCOLATE NA PÁSCOA???

Oi Gentemmm...
Meus filhos me perguntaram por que comemos ovos de chocolate na Páscoa e eu me lembrei de que havia lido há muito tempo sobre esta tradição, mas como não sou de falar o que não tenho certeza lá fui eu pesquisar no Profº Google, rsrsrs... vejam o que encontrei:
Por que comemos ovos de chocolate na Páscoa?
Por que celebramos a Páscoa comendo delícias de chocolate? Existem algumas versões para o fato. Tudo começou muito antes de Cristo, quando ovos (sem ser de chocolate, claro) eram dados de presente. Comenta-se que a tradição de oferecer ovos vem da China. Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba. Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca. Os ovos eram dados de presente na Festa da Primavera.
O costume chegou ao Egito. Assim como os chineses, os egípcios distribuíam os ovos no início da nova estação. Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja o aceitou oficialmente como símbolo da Páscoa.
Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo de Páscoa. Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite.
Mas essa versão é contraditória, pois, na Idade Média, era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis. A hipótese mais provável é o início do desenvolvimento da indústria de chocolate, por volta de 1828.
E os coelhos, o que tem haver? O coelho da Páscoa representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida. No Egito Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois, como já assinalamos, a Páscoa européia coincide com o início da primavera. É a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam suas tocas após a hibernação do inverno. (Fonte: Bloguito)
Bem bacana, não é mesmo? O verdadeiro significado da Páscoa eles já sabem, desde muito pequenos que nós os ensinamos!!!
Beijosss!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário