quinta-feira, 30 de março de 2017

JANTAR ÁRABE PARTE 2- RECEITAS!!!

Oi Gentemmm...
Já postei por aqui a "jantinha árabe" que fiz no meu níver, mas ficou faltando as receitas das comidinhas alguns amigos já me cobraram e então lá vai:
As kaftas eu já comprei prontas e foi super prático, só foi tirar da embalagem e assar, muitos açougues ou mercados fazem sob encomenda... a massa de quibe eu também comprei pronta mas eu fiz de forno com recheio de catupiry e tomates... em uma forma untada com azeite coloquei uma camada de quibe, no meio distribuí o queijo e algumas rodelas de tomate com sal e azeite e por cima mais uma camada de quibe... ficou uma delícia!!!

A coalhada fresca com pepino eu também comprei pronta pois fiquei com receio de fazer e não ficar gostosa, mas aqui está a receita:

500g de pepino descascado e picado fininho

3 copos de coalhada fresca

3 dentes de alho ralados
Sal a gosto
1 colher chá de hortelã picada
1 copo de água

Modo de Preparo:



Misture todos os ingredientes e tempere com o sal a gosto.


Homus 
Ingredientes
4 colheres (sopa) de tahine (molho de gergelim) 
600 gramas de grão-de-bico 
1 xícara (chá) de água 
Suco de 1 limão 
Azeite a gosto 
Alho a gosto 
Sal a gosto 
Hortelã para decorar
Modo de preparo: Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Sirva com pão sírio.

Babaganouch
Ingredientes:
2 berinjelas grandes
1 colher (sopa) de tahine
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho triturado
Sal, pimenta do reino e pimenta síria a gosto
Suco de 1 limãoPara decorar: páprica e folhas de hortelã
Modo de Preparar: Queimar as berinjelas diretamente na boca do fogão, utilizando um garfo espetado como auxílio para ir virando até queimar a pele. Coloque as berinjelas em uma forma e leve ao forno a 180º por 40 minutos, ou até que a sua polpa esteja completamente cozida. Descasque as berinjelas e descarte sua casca.  Com uma faca corte bem picadinho a polpa da berinjela. Coloque em uma tigela e adicione os demais ingredientes até formar uma pasta. Misture bem. Coloque no prato de servir e decore com páprica e folhas de hortelã. Sirva com pão sírio.
Tabule
Ingredientes
1 xícara (chá) de trigo fino para quibe
2 tomates médios sem sementes e picados
½ xícara (chá) de salsinha picada
Folhas picadas de ½ maço pequeno de hortelã
2 pepinos japoneses médios descascados e sem sementes
1 cebola média descascada e picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta síria em pó


Modo de preparo:Lave o trigo, escorra e coloque em uma tigela com 1 litro de água. Deixe de molho por 1 hora. Em seguida, escorra e tire o excesso de água do trigo apertando bem (com as mãos). Coloque em uma tigela. Junte os tomates, a salsinha, a hortelã, os pepinos, a cebola, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-síria. Misture até ficar homogêneo. Sirva com pão-sírio e limão. Decore com hortelã.

Eu também servi esfihas,  que comprei prontas e fizeram o maior sucesso com a criançada... elas podem ser abertas ou fechadas:


E para finalizar eu servi também damasco e figos, mas outras frutas também podem compor o cardápio como tâmaras e ameixas secas e nozes...
Foi um jantar diferente e delicioso... todos nós gostamos muito... fica a dica para quem quiser inovar no cardápio de festas e reuniões!!!
Beijosss!!!

2 comentários:

  1. Uma beleza sua jantinha árabe, adoro este tipo de comida, quibe assado ou frito é tudo de bom.
    Huuuummmmmmmm... água na boca, uma beleza.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jane, amei a ideia desse jantar, receitas anotadas, bjos ��

    ResponderExcluir