PROJETO "O LÍDER EM MIM"!!!


Oi Gentemmm...
Como eu já disse por aqui no começo do ano os nossos filhotes estão estudando no Colégio Escoteco, que trabalha com o Sistema Anglo de Ensino, o qual nós acreditamos muito, além disso meu marido, que já foi diretor dessa escola, agora voltou como professor da disciplina Empreendedorismo.
Na última terça-feira, dia 19/04, aconteceu no Anfiteatro Municipal uma apresentação para os pais do Projeto "O Líder em Mim", onde crianças do 1º ao 5º ano apresentaram o que elas vão trabalhar durante o ano letivo, desenvolvendo lideranças e protagonismo infantil... cada aluno apresentou a sua "liderança" dentro e fora da sala de aula e eu me surpreendi com as falas e a responsabilidade das crianças... cada aluno é responsável por algo: a limpeza da sala, achados e perdidos, entendimento entre os colegas, oração, acolhida, higiene e muitos outros itens... eu particularmente não conhecia e gostei demais!!!
O meu pequeno João Antonio foi um dos acolhedores da noite, ele recebeu os convidados com um caloroso "Boa noite,  sejam bem-vindos!"... lindo da mamãe, rsrsrs!!!

Os alunos apresentaram suas lideranças e suas metas para este ano de 2016 e como eu já disse anteriormente: fiquei impressionada com a responsabilidade com que falaram, até os mais pequenos demonstraram que o projeto já está surtindo efeito... o meu filho João Antonio disse que sua meta é escrever em letra cursiva "bem bonita" até o final do ano e ele é o líder do acolhimento, toda vez que chega alguém na sala de aula ele dá as boas vindas e quando chega um aluno novo na Escola também... o filhote Pedro Afonso é líder da "lousa" e é ele que ajuda a Professora a limpar, organizar e verificar se todos copiaram a lição... são pequenas atitudes, que quando se juntam  às outras formam um "todo" incrível!!!
Eu fiz uma pesquisa sobre este Projeto e aqui está um pequeno resumo:
Desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, ele foi baseado no consagrado livro Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes e já atende mais de 1700 escolas, distribuídas em 36 países pelo mundo. Aqui, ele foi adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação que, desde 2013, tem a exclusividade do programa que, por sua vez, ajuda mais de 120 escolas, distribuídas em 11 estados. Como todo o seu conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida, foram fundamentados em teorias do desenvolvimento humano, em conjunto, elas provocam um processo de mudança comportamental tanto entre alunos quanto educadores. (saiba mais Aqui)
Conheça os 7 hábitos trabalhados no programa O Líder em Mim:
Hábito 1 – SEJA PROATIVO (Eu faço a coisa certa sem que me peçam e mesmo quando ninguém está olhando)
Hábito 2 – COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE (Eu faço planos e defino metas. Eu faço coisas que têm significado e fazem diferença.)
Hábito 3 – FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE (Gasto meu tempo com as coisas mais importantes. Sou disciplinado e organizado.)
Hábito 4 – PENSE GANHA-GANHA (Eu equilibro a coragem para conseguir o que quero com a consideração pelo que os outros querem.)
Hábito 5 – PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER PARA DEPOIS SER COMPREENDIDO (Ouço as ideias e os sentimentos das outras pessoas. Tento ver as coisas sob o ponto de vista delas (paradigma).)
Hábito 6 – CRIE SINERGIA (Procuro ouvir a opinião dos outros para resolver problemas porque sei que, juntos, podemos criar soluções melhores do que qualquer um de nós sozinho.)
Hábito 7 – AFINE O INSTRUMENTO (Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem. O corpo, a alma, a mente e o coração)
Acredito muito na importância desse Projeto, os nossos filhos precisam muito de conhecimento, mas também precisam de boa convivência, cidadania e solidariedade com os outros... só assim poderemos  dizer que estamos formando "pessoas"!!!
Beijos e um ótimo sábado!!!

Comentários

  1. Oi Jane
    Também gostei muito da proposta desta escola, as crianças precisam não só de conhecimento, cultura, mas sobretudo, bons hábitos de convivência com o próximo, solidariedade,respeito, para garantirmos futuros cidadãos íntegros, honestos, preocupados com seu semelhante.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!