sábado, 23 de abril de 2016

PROJETO "O LÍDER EM MIM"!!!


Oi Gentemmm...
Como eu já disse por aqui no começo do ano os nossos filhotes estão estudando no Colégio Escoteco, que trabalha com o Sistema Anglo de Ensino, o qual nós acreditamos muito, além disso meu marido, que já foi diretor dessa escola, agora voltou como professor da disciplina Empreendedorismo.
Na última terça-feira, dia 19/04, aconteceu no Anfiteatro Municipal uma apresentação para os pais do Projeto "O Líder em Mim", onde crianças do 1º ao 5º ano apresentaram o que elas vão trabalhar durante o ano letivo, desenvolvendo lideranças e protagonismo infantil... cada aluno apresentou a sua "liderança" dentro e fora da sala de aula e eu me surpreendi com as falas e a responsabilidade das crianças... cada aluno é responsável por algo: a limpeza da sala, achados e perdidos, entendimento entre os colegas, oração, acolhida, higiene e muitos outros itens... eu particularmente não conhecia e gostei demais!!!
O meu pequeno João Antonio foi um dos acolhedores da noite, ele recebeu os convidados com um caloroso "Boa noite,  sejam bem-vindos!"... lindo da mamãe, rsrsrs!!!

Os alunos apresentaram suas lideranças e suas metas para este ano de 2016 e como eu já disse anteriormente: fiquei impressionada com a responsabilidade com que falaram, até os mais pequenos demonstraram que o projeto já está surtindo efeito... o meu filho João Antonio disse que sua meta é escrever em letra cursiva "bem bonita" até o final do ano e ele é o líder do acolhimento, toda vez que chega alguém na sala de aula ele dá as boas vindas e quando chega um aluno novo na Escola também... o filhote Pedro Afonso é líder da "lousa" e é ele que ajuda a Professora a limpar, organizar e verificar se todos copiaram a lição... são pequenas atitudes, que quando se juntam  às outras formam um "todo" incrível!!!
Eu fiz uma pesquisa sobre este Projeto e aqui está um pequeno resumo:
Desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, ele foi baseado no consagrado livro Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes e já atende mais de 1700 escolas, distribuídas em 36 países pelo mundo. Aqui, ele foi adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação que, desde 2013, tem a exclusividade do programa que, por sua vez, ajuda mais de 120 escolas, distribuídas em 11 estados. Como todo o seu conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida, foram fundamentados em teorias do desenvolvimento humano, em conjunto, elas provocam um processo de mudança comportamental tanto entre alunos quanto educadores. (saiba mais Aqui)
Conheça os 7 hábitos trabalhados no programa O Líder em Mim:
Hábito 1 – SEJA PROATIVO (Eu faço a coisa certa sem que me peçam e mesmo quando ninguém está olhando)
Hábito 2 – COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE (Eu faço planos e defino metas. Eu faço coisas que têm significado e fazem diferença.)
Hábito 3 – FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE (Gasto meu tempo com as coisas mais importantes. Sou disciplinado e organizado.)
Hábito 4 – PENSE GANHA-GANHA (Eu equilibro a coragem para conseguir o que quero com a consideração pelo que os outros querem.)
Hábito 5 – PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER PARA DEPOIS SER COMPREENDIDO (Ouço as ideias e os sentimentos das outras pessoas. Tento ver as coisas sob o ponto de vista delas (paradigma).)
Hábito 6 – CRIE SINERGIA (Procuro ouvir a opinião dos outros para resolver problemas porque sei que, juntos, podemos criar soluções melhores do que qualquer um de nós sozinho.)
Hábito 7 – AFINE O INSTRUMENTO (Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem. O corpo, a alma, a mente e o coração)
Acredito muito na importância desse Projeto, os nossos filhos precisam muito de conhecimento, mas também precisam de boa convivência, cidadania e solidariedade com os outros... só assim poderemos  dizer que estamos formando "pessoas"!!!
Beijos e um ótimo sábado!!!

Um comentário:

  1. Oi Jane
    Também gostei muito da proposta desta escola, as crianças precisam não só de conhecimento, cultura, mas sobretudo, bons hábitos de convivência com o próximo, solidariedade,respeito, para garantirmos futuros cidadãos íntegros, honestos, preocupados com seu semelhante.
    Beijo.

    ResponderExcluir