GOSTO MUITO: PÃO FRANCÊS!!!


Oi Gentemmm...
Meu maridão acabou de chegar em casa com um saco cheio de pão francês quentinho, hummm que delícia... a minha perdição são os pães, de qualquer tipo, mais especialmente o famoso pão francês, adoro!!!  Olhem só que história bacana destes pães pequenos, produzidos no Brasil para serem consumidos em refeições como o café da manhã e lanche da tarde:
Em Portugal, os pãezinhos equivalentes são conhecidos como "papossecos", carcaças ou moletes, o que pode estar relacionado com as invasões francesas, em 1809, comandada pelo general Moulet que, vendo a escassez de cereais, ordenou que fizessem pães pequenos para seus soldados, o pão do general Moulet tornou-se popular e passou a ser conhecido pela forma como conhecemos hoje... no Brasil, esta delícia surgiu no início do século XX, quando burgueses da Primeira República adotaram a cultura francesa da "Belle Époque" como padrão, não apenas na gastronomia, mas também na moda, nas artes e nos hábitos sociais. Nessa altura, as padarias que ainda faziam um pão escuro, foram instadas a imitar uns pãezinhos alongados com um miolo branco e crosta dourada que não era uma receita francesa, mas uma mistura do pãozinho do general com as famosas baguetes francesas e um "jeitinho brasileiro".
Eu como puro, com presunto e queijo, tomate+azeite+sal, mortadela, ovo frito, feijão, com manteiga, requeijão, nutella, geléia... hummmm!!!
Beijinhosss!!!

Comentários

  1. Caramba, até com feijão!? Gostos diferenciados à parte, é bom salientar que já tem algumas panificadoras aqui na cidade que estão vendendo a iguaria na versão "integral", que é bem saudável e igualmente saborosa. Muito bacana colocar na postagem a história do pão francês, pois a gastronomia é um importante traço das variadas culturas. Enfim, boa noite e bon apetit!

    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir
  2. Ei Jane
    Também sou doidinha por pães, e o francês é aquele tipo que podemos comer todo dia que não enjoamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!