REGRAS DE ETIQUETA PARA CASAMENTOS- "TRAJES"


Oi Gentemmm...
O assunto de hoje são os "trajes" utilizados nos casamentos, tanto dos noivos como os dos convidados, assim como os itens anteriores (Convites e Presentes), as roupas para este tipo de evento também precisam passar por alguns critérios pois muitas pessoas gostam de causar impacto nas festas que frequentam e optam por um visual chamativo demais, em um momento menos formal até que "passa", mas em um casamento é preciso observar algumas regras:

1- Em uma festa de casamento, a noiva é a figura principal, é ela quem deve ser o centro das atenções. A cor branca, pérola e/ou marfim é exclusividade da noiva, portanto nenhum convidado e /ou madrinha pode usar estas cores, senão pode competir com o traje da noiva. é uma total falta de elegância, caso isto aconteça... e por incrível que pareça, acontece! A única exceção se aplica quando a festa tenha um tema, por exemplo, casamentos na praia onde os noivos pedem para que todos venham com roupas em cores claras ou brancas.

2- Se no convite estiver indicando o traje, por exemplo "traje passeio" ou "traje de gala", se informe o que consiste estas informações para não se enganar e usar uma roupa inadequada.

3- Somente o noivo e o pai do noivo usam fraque ou meio -fraque. Nenhum convidado pode usar fraque, meio-fraque ou "smoking" na cerimônia do casamento.

4- Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmente. Uma gravata discreta é o essencial e NÃO precisa combinar com a cor do vestido da madrinha.

5- O chapéu, que compõe trajes femininos, só deve ser utilizado durante o dia.

6- Madrinha pode usar a cor preta, desde que o casamento seja a noite. Durante o dia jamais. Há muito tempo o preto esteve associado ao luto e por isso não era considerado adequado para uma cerimônia de casamento. Porém nos dias de hoje esta cor pode ser utilizada no traje todo ou em parte dele. A noiva é a única que pode vetar esta cor, se ela não quiser é preciso respeitar a sua opinião.

7- Caso vá a algum casamento durante o dia é permitido usar os óculos escuros, mas é preciso retirá-los no momento da cerimônia.

8- Cuidado com os trajes muito curtos ou decotados, mostrar demais não é elegante. Isso vale também para as noivas, vestido muito decotado (na frente ou atrás) ou com muita transparência é totalmente deselegante. Para as madrinhas: durante o dia pode-se usar vestidos curtos ou longuetes; para a noite sempre os longos e é permitido usar brilhos e bordados mais requintados.

9- Mesmo que a festa seja informal, nunca vá de jeans e camiseta. Para os homens uma calça e camisa social e para as mulheres um vestido, saia/blusa ou calça social/blusa já fazem bonito em qualquer lugar.

10- Cuidado com as cores muito chamativas+brilhos+bordados+mil acessórios. Se escolher uma cor chamativa para o vestido não use brilhos nem bordados, os acessórios devem ser bem discretos assim como o penteado e a maquiagem.

E então, gostaram??? Na próxima postagem vamos falar sobre algumas situações difíceis na organização de um casamento e como podemos contorná-las... Um super beijo!!!

Comentários

  1. Adorei a lista, acho que conhecia quase todos, mas outros foram bacanas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, não conhecia algumas. Só tinha a noção que os convidados não devem usar branco.

    http://www.wondermarcelo.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!