sábado, 19 de abril de 2014

LASANHA DE BACALHAU!!!

Oi Gentemmm...
Ontem, sexta-feira santa, foi o dia que muitas pessoas não comeram carne vermelha e optaram pela carne branca, principalmente peixe, sendo o bacalhau o "queridinho" do dia... já para o Domingo de Páscoa muitos preferem fazer um prato com carne vermelha ou simplesmente uma massa... para quem comprou bastante bacalhau e não quer que fique sobrando nada aqui vai uma receita de "lasanha de bacalhau com espinafre", um prato mais leve e que cai super bem para o almoço de amanhã:
Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de alho picado
2 colheres (chá) de pimenta dedo-de-moça sem semente
1 ½  xícara (chá) de cebola
500g de tomate maduro picado
500g de espinafre cozido picado grande
500g de mussarela fatiada
2l de leite integral
1,5 kg de massa para lasanha 
Molho branco:
2l do leite do cozimento do bacalhau
200g de manteiga
100g de farinha de trigo 
¼ de colher (chá) de noz-moscada
Queijo ralado
Modo de Preparo: Retire a pele do bacalhau e coloque-o de molho em água fria por dois dias. Troque a água no mínimo quatro vezes por dia. Cozinhe o bacalhau no leite por 20 minutos após levantar fervura. Escorra e reserve o leite, retire os espinhos e desfie todo o peixe. Peneire o leite e faça o molho branco a partir desse leite: derreta a manteiga, junte a farinha até formar uma pasta, acrescente o leite quente e mexa com um batedor. Cozinhe até encorpar. Aqueça o azeite e refogue o alho e a pimenta-dedo-de-moça. Junte a cebola e refogue mais um pouco. Acrescente o bacalhau e refogue. Coloque o tomate, mexa bem e adicione o espinafre. Misture tudo e adicione 1/4 do molho branco. Mexa e verifique se é necessário acertar o sal. Reserve. Montagem Coloque uma xícara (chá) de molho branco no fundo da assadeira. Ponha uma camada de massa. Espalhe três xícaras de chá do recheio e polvilhe com a peneira uma colher de sopa de queijo ralado. Ponha uma camada de mussarela fatiada e outra camada de massa. Adicione três xícaras de chá de recheio. Polvilhe com queijo ralado. Repita o processo e cubra com 2 ½ xícaras de chá de molho branco. Decore com fatias de tomate e polvilhe uma colher de sopa de queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos.
Uma delícia que já me deu água na boca, rsrsrs Beijinhosss!!!

2 comentários:

  1. Oi Jane, esta foto está DELICIOSA!!!, eu comeria agora no meu café da manhã rsrsrs

    Obrigada por sua mensagem, minha amiga se foi, ficam as boas lembranças, para mim foi muito difícil ir ao velório por ser de uma pessoa de quem gostava, e ai veio a mente o velório da minha mãe, fiquei muito mal, mas ... já passou!


    Desejo uma ÓTIMA PÁSCOA A VC. E FAMÍLIA e espero ainda poder conhecer vocês pessoalmente.


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Querida Jane
    Não vou apreciar este bacalhau, não gosto de peixe de espécie nenhuma, azar o meu, né.
    Contudo, o visual tá uma beleza.
    Beijo.

    ResponderExcluir