quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA PARA CONVIDADOS EM UM CASAMENTO!!!

Oi Gentemmm... ontem fomos contratados para assessorar mais um casamento lindo e que está sendo preparado com muito amor e carinho há bastante tempo... em uma conversa com a noiva, ela me disse sobre algumas coisas que ela não queria em sua festa, mas estas pequenas "coisinhas" não dependem dela e sim dos convidados... pois é pessoal, existem algumas regrinhas básicas de etiqueta dos convidados que infelizmente nem sempre são seguidas... em um ambiente elegante como uma festa de casamento, os convidados devem se portar com discrição e evitar o máximo possível as gafes. Aqui estão algumas delas que eu vi no site Casar Bem e que são extremamente valiosas... Beijosss!!!
  • 1Não leve o presente de casamento no dia da festa. Caso não dê para entregar na casa da noiva antes do casamento, entregue na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento. Ou na casa dos noivos, depois que eles voltarem de lua de mel.
  • 2Não pule a cerimônia religiosa e chegue apenas para a festa, pois é deselegante. Ainda que sua religião seja diferente da dos noivos ou que você não tenha paciência para os rituais do casamento. Sua presença ali é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos.
  • 3Não cumprimente com beijo ou aperto de mão uma pessoa que esteja à mesa de refeições. Nestes casos, faça um cumprimento apenas verbal. Primeiro, por uma questão de higiene. E segundo, para não atrapalhar quem está comendo.
  • 4Ao sentarem-se, as mulheres devem sempre tentar manter uma postura reta. As pernas podem ser cruzadas ou não. Caso não as cruze, mantenha as paralelas, uma do lado da outra.
  • 5Há uma regra de ouro dos “cinco nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar. E vale para todos os convidados do casamento, sejam homens ou mulheres.
  • 6Não devore os pratos do Buffet ou a bandeja de salgadinhos! Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo.
  • 7Não exagere na bebida. Um pouco é gostoso e divertido, mas o álcool em excesso nos faz perder a noção (e junto com a noção, vai-se embora a elegância). Não adianta nada chegar à festa de casamento toda linda e maquiada e ir embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.
  • 8Não leve pra casa os detalhes da festa. Arranjos da mesa, porta-guardanapos, enfeites da mesa de docinhos e os próprios docinhos do casamento: por mais bonitos que sejam, eles não são seus. Além disso, pode ser um desrespeito com os noivos. Já pensou se eles tiverem de arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados? * Em algumas festas é possível levar um enfeite de mesa, flor ou outro objeto, mas pergunte antes para os noivos ou para a Cerimonialista.
  • 9Cumprimente os noivos durante a festa de casamento, agradeça-os pelo convite e deseje felicidades à nova vida. Isso chega a ser uma obrigação dos convidados do casamento! Caso queira ir embora cedo da festa, nada de planejar a famosa “saída à francesa”. Até é permitida, desde que você já tenha cumprimentado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de ir.
  • 10Se o convite de casamento foi feito apenas para você e seu companheiro, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a festa. Levar pessoas a mais que não foram convidadas (a prima, o amigo, a irmã...) é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está preparado para um número certo de convidados.

4 comentários:

  1. Dicas super importantes, adorei;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Jane, com esta você fez-me rir!!! É verdade: sei de casamentos em que os convidados infringiram algumas regras de etiqueta, numa festa de bêbedos!
    Felizmente tenho ido a casamentos muito bons, com convidados e noivos muito delicados. De contrário nem lá poria os pés!...
    Sou muito exigente com a postura em certos lugares: à mesa, no trato com as pessoas... em tudo!
    Foi assim que os meus pais me educaram e eu transmito aos meus filhos e netos.
    E gosto de pessoas simples... não de pessoas simplórias!
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderExcluir
  3. Jane, que bacana, muitas pessoas deveriam ler isto!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Jane
    São dicas e informações preciosas, que deveriam ser adotadas por todos os convidados de um casamento, uma festa, um evento; lamentavelmente, em alguns, temos comportamentos
    constrangedores, tanto para os noivos, como para os outros convidados.
    Beijo

    ResponderExcluir