quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 DE AGOSTO- DIA DO FOLCLORE!!!

Oi Gentemmm... hoje é Dia do Folclore e eu me lembrei de quando era criança e sempre nesta época fazíamos na Escola uma festa para comemorar as tradições brasileiras, dancei muito o Frevo, Catira e Bumba-Meu-Boi, era muiiito legal... e o que é o Folclore???
"Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas. São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras. Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.
A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente. O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural." (Jussara Barros, Pedagoga)
Eu acho muito importante preservar e respeitar as nossas tradições pois são elas que "falam" o que somos... gosto muito de trabalhar o Folclore com as crianças na Escola... infelizmente este ano não pudemos fazer uma trabalho legal com este tema devido à inúmeras atividades, mas para o ano que vem estamos com um Projeto bem legal... Beijosss!!!

Um comentário:

  1. Boa noite, Jane
    Nem me toquei que hoje era dia do folclore, tão importante para preservarmos nossas tradições e lendas.
    Beijo

    ResponderExcluir