PASSEIO DE TREM, MORRETES E ANTONINA!!!

Oi Gentemmm...
Para esta terça-feira de muiiito frio eu trouxe mais um pouco da nossa viagem de férias... no dia 08/07 fizemos um passeio de trem saindo da Estação Ferroviária de Curitiba até Morretes... nós já tínhamos comprado um pacote com a empresa Serra Verde Express, que disponibilizou uma guia turística para nos acompanhar e explicar sobre a história da ferrovia, o percurso, os lugares históricos e curiosidades da região, além do lanchinho no trem (bem gostoso!), almoço em Morretes e retorno de van pela Estrada da Graciosa... o passeio de trem dura 3 horas e é muito bacana, com uma vista maravilhosa da natureza e momentos de emoção como quando o trem passa sobre a Ponte São João, toda construída em aço e parece que estamos sobrevoando sobre um grande abismo... podemos ver também a Represa de Cangaíba, ruínas de antigas estações, canyons maravilhosos, a Cachoeira Véu da Noiva e o Pico do Marumbi... as crianças adoraram!!!
... chegamos em Morretes perto da hora do almoço e lá fomos nós para o restaurante My House (que fica ao lado do Rio Nhundiaquara, lindo!) experimentar o  famoso Barreado... antes fomos apresentados para a cachaça de banana para abrir mais o apetite (nem precisava, rsrsrs!)... este prato típico, de origem açoriana, começou a ser preparado no século XVII e consiste em um tipo de ensopado de carne, que fica no cozimento por aproximadamente 20 horas e é acompanhado de arroz, farinha de mandioca e banana, é pesado mas muiiito gostoso... também pudemos experimentar peixe frito e camarão empanado que também estavam uma delícia... de sobremesa: banana flambada com canela e sorvete de creme... depois de um almoço destes só andando pela cidade para não se sentir tão pesada, rsrsrs...

... a cidade de Morretes foi fundada em 1721, as ruas são de pedras, os casarões bem conservados, as palmeiras são muito altas e impressionantes... muitos produtos artesanais, peças com pedras brasileiras bem bonitas e paisagens naturais deslumbrantes, e é por isso também que atrai muito turistas interessados em passeios radicais como o montanhismo, rafting no Rio Marumbi, trilhas e passeios de bike... quando fomos estava bem friozinho, mas a cidade é conhecida pelas temperaturas elevadas, para quem for algumas dicas: leve protetor solar e repelente na bolsa e use roupas e sapatos confortáveis... de Morretes fomos de van até a cidade de Antonina, outra surpresa boa... a Igreja Matriz, fundada em 1714 é linda e de lá podemos ver a Baía de Antonina, um visual maravilhoso na tarde chuvosa e fria... a cidade de Antonina é conhecida também pelo Carnaval tradicional, com blocos de rua aos moldes antigos e também por ser uma cidade que adora música, tanto que muitas casas além do número também exibem uma plaquinha com trechos de músicas escolhidas pelos moradores, adoramos esta ideia!!! Voltamos pela estrada da Graciosa, mas choveu bastante e acabamos não apreciando a vista do Porto de Paranaguá... que pena!!! Mas voltaremos, sem dúvida!!! Beijosss!!!


Comentários

  1. Saudades deste passeio, é muito bom mesmo, mas quando fiz não almoçamos em Morretes e sim em Paranaguá, bom também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Jane
    Suas fotos ficaram uma beleza, este passeio é muito bacana, já fiz quando estive em Curitiba, aliás, certamente todo turista faz este tour de trem e volta pela estrada da Graciosa, que é linda.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas fotos e pelo texto que narrou a viagem de forma resumida e ao mesmo tempo, detalhada. A propósito, o cardápio calórico do restaurante é bastante tentador, ideal para enfrentar baixas temperaturas. Quando à cachaça de banana, admito que fiquei bastante curioso, e olha que eu nem bebo álcool. Abraços.

    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir
  4. Oi Jane,
    A família do meu marido tem uma casa em Morretes bem no
    centro histórico, tombada pelo patrimônio e tudo...se te contaram a casa que Dom Pedro dormiu,
    é aquela!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!