AZEITE+VINAGRE BALSÂMICO= DUPLA DINÂMICA!!!

Oi Gentemmm!!!
Aqui em casa nós usamos limão (juntamente com azeite e sal!) para temperar as saladas, mas em Termas de Jurema eu experimentei o vinagre balsâmico (feito com o cozimento de suco de uvas!) e gostei muito... é claro que já fui especular sobre este condimento e achei uma reportagem muito legal no site abril.com que fala sobre as propriedades deste vinagre de cor escura e aspecto denso com sabor acentuado agridoce:
Segundo um estudo realizado em 2006 pelo Dr. Robert Vogel da Universidade de Maryland (EUA), o vinagre balsâmico, associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, preservando a elasticidade e flexibilidade das mesmas, independente dos níveis de colesterol, pois estes dois produtos usados juntos contém "arginina" um aminoácido usado pelo corpo para produzir "óxido nítrico" que ajuda a manter as artérias flexíveis... parece meio complicadinho , mas não é, olhem só: quando a gente come muita comida que tem gordura (as frituras, por exemplo!), nossas artérias tendem a endurecer pois esta gordura atrapalha a produção deste tal de óxido nítrico e aí entra o azeite e o vinagre balsâmico para fazer o efeito "relaxante arterial"... de baixo valor calórico este condimento é usado para aromatizar saladas, carnes, peixes, no preparo de molhos e até sobremesas... eu gostei e já providenciei  uma garrafinha para o nosso uso... Beijinhosss!!!

Comentários

  1. Boa dica jane, eu não conhecia este vinagre mas vou procurar, bjos.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo tia, o que sobrou pra eu falar?!rsrs Sou fã do azeite, sempre recomendo em todas consultas o extra virgem, mas não pensem que por ser ótimo para saúde haja livre consumo, tudo são quantidades, nada de abuso. Este tipo de gordura, contribui também para aumentar a saciedade,e ajuda no funcionamento do intestino, bem como para saúde em geral.
    Quanto ao vinagre balsâmico, ele sofre uma fermentação mais lenta, e suas propriedades antioxidantes são mais acentuadas. Ele é indicado para o tempero de qualquer tipo de carne, já o de vinho branco é melhor para aves.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dra. Camilla... obrigada por complementar as informações, eu acho que a procura pelo vinagre balsâmico vai ser grande de agora em diante, rsrsrs
    Beijinhosss!!!

    ResponderExcluir
  4. na onde pode ser encontrado esse vinagre balsâmico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Nos grandes mercados e em alguns armazéns também, eles ficam na prateleira de produtos importados se eu não me engano e não junto com os vinagres normais.
      Beijosss!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!