TRADIÇÕES NATALINAS: O PRESÉPIO!!!

Oi Gentemmm...
Aqui em casa está tudo preparado para o Natal: presépio e árvore de Natal montados, as touquinhas de Papai Noel penduradas e vários enfeitinhos espalhados pela casa... eu amo esta época de fim de ano e embora ainda venha uma tristeza pela partida de minha mãezinha fico feliz de poder celebrar junto da minha Família, isso é o mais importante: superar e agradecer pelo que temos.
Por falar em  presépio, de onde surgiu esta tradição?
Tradições natalinas: O Presépio 
Presépio na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém.
A palavra Presépio deriva do latim praesepium, que quer dizer curral, estábulo ou lugar de recolha de gado. Conta a tradição católica que o presépio teve origem no séc. XIII, em Úmbria (região da Itália central). É colocado no início do Advento sem a figura do menino Jesus, que será posta na noite de Natal, durante a missa do galo. O presépio é desmontado no dia seguinte ao Dia de Reis.

A montagem do PRESÉPIO 
A montagem do presépio, tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de Natal. Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria, José e o Menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal.
O presépio foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. 
É muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, para que eles percebam o real sentido do Natal. ( Fonte: Graciosa Página)

O nosso presépio já está com o Menino Jesus e é o primeiro enfeite que eu coloco sempre na entrada de casa... "vem que está chegando o Natal, vem que está chegando o Natal, pois nasceu Jesus, o  Salvador..."
Beijosss!!!

Comentários

  1. oi, Jane, eu sempre monto o presépio completo e este ano, pela primeira vez, ele saiu do pé da árvore de Natal e foi para o aparador na porta de entrada da casa.
    bjk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁS PARA A GRIPE!!!

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!