DICA DE PASSEIO: CAVERNA DO DIABO!!!

Oi Gentemmm...
Sempre que vamos viajar gostamos de fazer pelo menos um passeio cultural e outro ecológico, acreditamos que é preciso conhecer a cultura de outros lugares e também as belezas naturais, para aprender a respeitar e também a conservar esta maravilha de natureza que Deus nos deu... desta vez fomos todos visitar a "Caverna do Diabo" no municipio de Eldorado, no extremo sul do estado de São Paulo... uma verdadeira "viagem ao centro da Terra"... nós já estivemos por lá mas as crianças ainda não conheciam e acharam uma verdadeira aventura, amaram o passeio... antes de chegar na entrada da caverna temos que passar por um caminho maravilhoso, com diversas espécies de plantas e árvores, como a figueira branca na foto abaixo... o Parque Estadual Caverna do Diabo é a segunda maior área de conservação do estado, com uma área total aproximada de 150.000 hectares, abrigando grandes extensões da Mata Atlântica e vários ecossistemas...
... a caverna pode ter um nome assustador (na verdade se chama Gruta da Tapagem), mas é belíssima por dentro lembrando igrejas e catedrais no estilo barroco, isto graças as estalagmites (que crescem à partir do chão) e estalactites (que se originam do teto) e as colunas que são o encontro destes dois tipos formadas há milhões de anos dentro da caverna... os visitantes só podem percorrer 700 mt, mas ela tem uma extensão de 6.500 mt... todos os grupos de visitantes são acompanhados por guias, as escadas e as passarelas são seguras e a iluminação permite uma ótima visualização desta maravilha da "engenharia da natureza"...

... mas porquê Caverna do Diabo??? O guia nos explicou que aquela região era muito conhecida pela fuga dos escravos das fazendas próximas e pela formação dos Quilombos, eles usavam a entrada da caverna para guardar e preservar a colheita, porém muitas vezes eles encontravam os alimentos remexidos e comidos fora da caverna e interpretaram a ação de alguns animais como trabalho do diabo, a lenda ganhou força na região pois o som da água corrente era confundido com vozes de pessoas conversando e por muito tempo as pessoas não entravam lá dentro de jeito nenhum, rsrsrs... para conhecer mais sobre esta e outras curiosidades acessem o site da Caverna do Diabo... as fotos não mostram toda a beleza deste lugar, tem que conhecer!!!
... algumas dicas: a entrada para a caverna é paga (R$ 20,00 adulto, R$ 9,00 para as crianças e idosos, crianças até 5 anos não pagam) vá de roupa confortável e tênis (não é permitido usar chinelos e sandálias!) e passe repelente de insetos... é possível fazer trilhas, mas somente acompanhado pelo guias... o melhor horário é sempre o da parte da manhã pois depois da visitação é possível almoçar por lá mesmo no Restaurante da Caverna, eles servem café da manhã, lanches e um almoço com comida caseira deliciosa, fomos muito bem servidos... e para terminar é sempre bom levar uma lembrancinha do local que visitamos, por lá tem uma lojinha que vende vários artigos com pedras brasileiras e madeira... eu trouxe três patinhos lindos esculpidos em dolomita (pedra branca!)... Bom demais este passeio, nós adoramos e recomendamos!!! Beijosss!!!

Comentários

  1. Coincidentemente, havia comentado ontem com minha esposa que se formos à Ilha Comprida, incluiria a Caverna do Diabo no roteiro. Parabéns pela postagem, de muito bom gosto, instrutiva e realmente uma boa sugestão de passeio. Parece um paradoxo, mas..."se Deus quiser", conhecerei a caverna do diabo, rsrsrs! Abraços.

    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eldoradense, tenha certeza de que você não vai se arrepender de incluir um dia para este passeio. É pra ficar no "curriculun" de viajante.

      Excluir
  2. Oi Jane
    Passeio legal, é muito bom levar as crianças para um contato com a natureza, tirá-las do vídeo game e computadores.
    Gostei muito.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar, uma boa dica de passeio!
    As crianças estão lindas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!