quinta-feira, 12 de setembro de 2013

BALLET PARA ADULTOS!!!

Oi Gentemmm... Para quem acha que a dança (mais especificamente o ballet) é coisa para crianças e jovens se engana completamente: a dança entre adultos virou moda nas academias e reúne iniciantes apaixonadas pelas sapatilhas.A combinação de músicas clássicas e dança é a escolha da vez de adultos que encontraram no ballet a fórmula perfeita para fazer bem ao corpo e ao espírito. São iniciantes que nunca fizeram aula ou praticaram apenas quando crianças. As aulas para a turma madura respeitam os limites de faixa etária do aluno e não tem como objetivo se profissionalizar. Dançam por puro prazer, sem se preocupar se a idade de usar sapatilhas já passou...A moda tem se espalhado por vários espaços de dança e conquistou famosas. Apesar de já terem passado dos 30 anos, muitas cantoras, atores e atrizes procuram o ballet como atividade física e indiretamente como uma forma de melhorar suas performances...A dinâmica da aula é basicamente a mesma das aulas regulares com aquecimento, seguido de exercícios tradicionais na barra e sequências coregráficas no centro da sala. A diferença está na exigência, não se cobra técnica apurada, cada um vai no limite de seu corpo, uma vez que a idade pode variar de 20 até 50 anos em uma mesma turma. Não é para ser sacrifício, mas sim um prazer.
Fazer balé depois dos 30 anos tem muitas vantagens:
  • Melhora postura, flexibilidade e equilíbrio
  • Fortalece a musculatura de pernas e braços
  • Afasta o risco de osteoporose
  • Trabalha concentração e disciplina
  • Reforça a auto-estima
  • Desenvolve a coordenação motora
  • Favorece o alinhamento postural
Mas não é tudo só diversão,  dançar dá trabalho. Entre tantos pirouettes, pliés e tendus, queimam-se calorias enquanto a musculatura de pernas e braços se fortalece, tudo ao som de música clássica. Não há stress que resista… Apesar de tantos benefícios é preciso procurar uma escola de confiança com professores bem preparados e uma metodologia apropriada, pois a prática do ballet, como qualquer outro exercício, oferece alguns riscos.  Exercícios feitos sem orientação podem causar sobrecarga nos tendões do tornozelo,lesões no joelho, joanetes e deformação do pé e lordose.
Então fique atento (a) para que uma escolha mal feita não transforme o que deveria ser uma atividade prazerosa e benéfica em prejuízos em longo prazo... se não gostar do ballet existem outro tipos de dança que podem ser bem bacanas como: jazz, sapateado, dança do ventre, street dance, axé, zumba... o importante é se movimentar e ter prazer em se movimentar!!! Vamos tentar??? Beijosss!!!
(Fonte: Revista Época, Uol, Foto:Ecofit Club)

3 comentários:

  1. Jane muito legal está postagem. Aqui em São Paulo está em ALTA ballet para adultos. Uma atividade completa, nada como a dança não é?
    Na corpo & cia TEM! Vamos dançar...
    beijos Jane, saudades
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Adoro balé, mas nunca fiz... Esse post me deixou inspirada;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jane
    Muito bacana e interessante este balé para adultos, mas pra mim não daria certo, sou dura que nem um cabo de vassoura, não conseguiria.
    Beijo

    ResponderExcluir