"MEL": VERSÁTIL E PODEROSO!!!

Oi Gentemmm...
Aqui em casa sempre tem um potinho de mel,  para adoçar o "leitinho da noite" e para colocar em alguns receitas que pedem este docinho gostoso... para quem não sabe, o Mel é super nutritivo, rico em proteínas, minerais, vitaminas e também contém substâncias antioxidantes. Além disso, embora seja docinho, possui 40% menos calorias do que o açúcar. Nas prateleiras dos supermercados e empórios a variedade de tonalidades, aromas, texturas e sabores é grande, mas são somente dois fatores que determinam essas características: a espécie de abelha que produz o alimento e a florada que a origina. Vejam as características principais e como podem ser usados:
-De Flores de Laranjeira- A cor varia do amarelo ao alaranjado. As versões mais claras (e mais comuns) têm sabor forte e cítrico. Esse mel faz boa parceria com amêndoas e queijos, podendo ser usado em carnes e saladas.
-De Flores de Eucalipto- Com tonalidade avermelhada e consistência fina, é originário de uma florada sensível a temperaturas baixas, o que torna sua cristalização rápida. À mesa, harmoniza com a acidez do abacaxi. Também fica gostoso quando adicionado ao leite e à granola. Xarope natural, é indicado para com bater doenças respiratórias e tem poder expectorante.
-De Flores de Limão- Graças ao gostinho cítrico, combina com sucos e vitaminas. Mas também vai bem em molhos salgados. Funciona como um xarope natural e controla a acidez do estômago.
-De Flores de Café- Trata-se de uma florada rara. O sabor surpreende: cítrico, porém suave. Com efeito energizante, pode ser saboreado no leite ou totalmente puro.
-De Flores de Assa-Peixe-Suave, é ideal para adoçar chás, pois não compete com a bebida. Suas propriedades fortalecem o sistema imunológico.
-De Flores de Cipó-Uva- Azedo e pouco perfumado, este mel é originário de um cipó silvestre que floresce na copa das árvores. Fica muito saboroso como geleia no pão e calda para sorvete.
-De Flores-do-Campo ou Mel Silvestre- Produzido com vários néctares, sem florada predominante, tem sabor suave e , às vezes, um pouco amargo. Use em molhos para saldas de folhas de sabor forte, como a rúcula e radicchio. Em excesso, tem efeito laxante. 
Incorporar o mel à dieta via ser fácil, fácil depois destas sugestões... Beijosss de abelhinha!!!
(Fonte: Revista Claudia 05/2013: Foto: Empório do Mel)

Comentários

  1. Oi Jane,
    Eu e o meu filho gostamos, eu mais que ele...
    mas o meu marido, tem alergia! Não pode comer nada com mel!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁS PARA A GRIPE!!!

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!