NA ARTETERAPIA!!!

Oi Gentemmm!!!
Ontem estive mais uma vez em Presidente Epitácio, no CAPE, para ministrar aulas na Pós Graduação em Arteterapia... o tema desta vez englobou as "Dimensões Psicológicas da Arte: valores estéticos, sensibilidade e emoção"... o objetivo da aula foi analisar a função da Psicologia enfocando os quatro eixos de representação artística e como eles poderão ser utilizados na Terapia com a Arte... para as dinâmicas (arte visual e teatral!) eu utilizei atividades simples, mas que possuem uma grande estratégia no jogo livre da criação... a primeira foi este tipo de Monotipia, que pode ser realizada por crianças, jovens e adultos, serve como base para uma análise abstrata e que contém muita sensibilidade e emoção (consciente ou inconsciente!)... foi muito boa esta experiência!!!

 
... depois trabalhamos com a elaboração de personagens, construção de máscaras, improvisação e apresentação de uma peça utilizando este elemento (a máscara!) que é sempre uma metaformose,  ao esconder o rosto o indivíduo revela sempre uma outra personalidade... e foi o que aconteceu com esta turminha excelente, eles interiorizaram os personagens e fizeram uma apresentação focada na sensibilidade, conseguindo reunir em um só momento personagens tão diferentes... mais uma vez, uma aula com grande sucesso!!! No dia 29/09 teremos outras experiências com mais dois eixos: a música e a dança!!! Beijosss!!!

Comentários

  1. Oi... este é um recadinho para quem sempre vem por aqui e faz umas críticas maldosas (eu poderia chamar até de invejosas!), não perca seu tempo, aliás perca, me manda seu email que eu te envio todo o meu currículo com todas as minha especializações e então você poderá falar um pouquinho menos mal de mim, ok???? Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  2. Boaaaaa Jane, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Jane, parabéns pelo seu trabalho! Confesso que fiquei aqui morrendo de vontade de ter participado:) Sou apaixonada por Psicologia, me arrependo muito de não ter cursado;)
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Te admiro muito Janinha, sempre versátil e passando todo este vasto conhecimento que você tem, uma dica pra esta pessoa que você mencionou aí em cima: vai assistir uma aula dela, você vai se surpreender!
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. olá Prof. Jane suas aulas realmente são maravilhosas e a gente nem vê o tempo passar...é uma verdadeira terapia mesmo e não ligue para essas criticas sem fundamentos são pessoas que querem ser como vc e aposto que não faz nem um pouco do que vc faz ja que tem tempo para ficar cuidado do que vc faz... continue sempre assim que logo vc receberá a recompensa de Deus. que Deus abençoe sempre vc e sua linda familia bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal, parabéns pela aula, deve ter sido bem divertida e com conteúdo. Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jane
    Este trabalho deve ser maravilhoso e gratificante pra você.
    Críticas destrutivas sempre vão existir, pessoas invejosas e maldosas existem aos montes, o importante é você saber lidar com esta situação e sair elegante na fita.
    Beijo e obrigada pelo carinho de sempre no bloguito.

    ResponderExcluir
  8. ...Um dia quero ser novamente uns dos seus alunos um abraço amiga sucesso pra ti...
    Prof Adelso Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelso, meu amigo querido... estou só esperando você se formar para te ter neste curso, você vai adorar!!! Será um prazer ser sua professora novamente!!!
      Beijosss!!!

      Excluir
    2. Ok!!! Pode deixar.

      Excluir
  9. que legal, este povo é animado mesmo!
    e aprofessora é excelente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO!!!

CHÁS PARA A GRIPE!!!

MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG!!!

BATATA DOCE ASSADA NA BRASA DA FOGUEIRA!!!

O MEL E SEUS BENEFÍCIOS!!!