sábado, 7 de maio de 2011

Descansar!!!!

         Gentem, já perceberam que nós estamos quase na metade do ano? Pois é meus amores e o que eu mais ouço ultimamente das pessoas com quem convivo é : "AH, ESTOU CANSADA(O), NÃO VEJO A HORA DE TIRAR UMAS FÉRIAS... DE  VIAJAR... OU DE ME APOSENTAR". Gentem saber "Descansar" é muito importante, mas o Descanso não está na praia, na montanha e muito menos no futuro (que todos sabemos que é incerto), pode parecer clichê mas o descanso está ligado à paz de espírito e à maneira como enfrentamos esse "monstrinho" chamado dia-a-dia. Eu penso que é muito difícil descansar, quando a vida da gente parece que está uma bagunça em vários setores e a atividade mental parece ser um caminhão sem freios.
       O monge vietnamita Thich Nhat Hanh conta uma história zen em que um homem passa cavalgando muito rápido por uma estrada. Outro homem, parado na beira do caminho, pergunta para onde ele está indo com tanta pressa: "não sei, pergunte ao cavalo". O cavalo, explica o monge, é a força de nossos costumes, que nos puxa. Estamos sempre correndo e isso já se tornou um hábito...
      Já perceberam como às vezes comemos alguma coisa e nem aproveitamos o sabor? Sentamos com a pessoa amada, mas nem percebemos que ela está ali?
      Estamos quase sempre em outro lugar, pensando no passado ou no futuro...
      É preciso dar um "pause" nessa loucura, até para regenerar os tecidos do corpo, mas precisamos para isso aprender a relaxar todos os dias, não só nas férias.
      Como se livrar então deste "Cansaço"?
      1 - Uma boa alimentação (quando falta nutrientes no nosso organismo ele "reclama"!)
      2 - Atividade física regular (caminhada é ótimo para aquietar a mente e colocar os pensamentos em ordem);
      3 - Meditação (15 minutos todos os dias melhora até o sono).

      "A melhor limpeza que podemos fazer internamente é mudar o jeito como nos relacionamos com a vida, com as pessoas e com o relógio, principalmente".

   Um ótimo final de semana para todos!!!!


2 comentários:

  1. Acho que a atividade mental é o que mais nos cansa, precisamos nos aquietar e desfrutar o "presente" que é hoje.
    bjs, Gi

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida prima Jane!!
    Achei muito legal e verdadeiro esse post seu!!!
    No fundo a gente sabe tudo isso, mas foi bom ler e assim deu pra parar pra pensar mais nesse assunto: saber descansar!
    Bjs, Jane, fica com Deus!!
    Débora

    ResponderExcluir